Nunca se esqueça:
Você nasceu para fazer o que é fácil.
O talento é fácil de repetir. É bom de fazer, é divertido de explorar e melhorar.
O dom é natural e é único.
o que só existia na minha cabeça
Nunca se esqueça:
Você nasceu para fazer o que é fácil.
O talento é fácil de repetir. É bom de fazer, é divertido de explorar e melhorar.
O dom é natural e é único.
O feriado da Pascoa sempre me encantou. Um feriado que não tem data certa, com 4 dias de história, uma simbologia meio sem lógica, recheado de comida e chocolate. Só por isso já seria interessante, mas ainda tínhamos as tradições familiares: O núcleo mais próximo da minha família é praticante de uma religião petencostal clássica, rigorosa e cheia de regras de conduta, na Sexta-feira Santa, a africaniedade dos antepassados emergia nas mesas das nossas refeições. Minha avó cozinhava o "feijão com coco" e bacalhoada. Esse feijão com coco era receita da mãe do meu avô, aquele da outra história, e minha avó juntava-nos todos para ajudar a moer o feijão, ralar o coco, bater os ovos, contava as histórias, uma festa! Nunca vi essa receita em lugar nenhum, e nunca comi em nenhum outro dia do ano, só na Sexta-Feira Santa.
Hoje percebo que, nos tempos que Roma mudava sua religião para o cristianismo, a Igreja teve que rebolar para encaixar as datas importantes do calendário pagão. A nova narrativa que inventava tinha que convencer o povo a aceitar os novos costumes. Que louco era num ano comemorar um festival em homenagem à deusa da fertilidade, à chegada da Primavera, aos dias de sol mais quentes e compridos, no outro, (pá!) Jesus Cristo Ressuscitado, depois de morrer crucificado, fruto de traições, julgamento em praça pública, tortura. Uma bela história. Sim, a história da Páscoa cristã colou, mas os hábitos pagãos dos povos antigos também resiste. Mesmo nós, latinos, com uma história tão recente ainda conseguimos importar hábitos de antes de Cristo. O coelho, os ovos, a fartura das mesas. Temos os sacrifícios dos cordeiros, mas também temos trocas de ovos de chocolate.
Pois vejam nesse link do início do texto.
A maioria dos países citados são Nórdicos, povos originários de uma região onde o frio castiga e a chegada da Primavera é uma benção que se derrama pela terra. Nada mais justo do que comemorar esse tempo e agradecer por mais uma chance de viver, mais um inverno superado, um renascimento das florestas, das famílias hibernadas, das plantações. Sim, a Páscoa é a ressureição da terra desde sempre. E virou a ressurreição de Cristo. Que ponto acertado da mitologia!
Vá, imagine que a comunicação é uma malha rodoviária que conecta as pessoas: tem um emissor, como o ponto de partida; O canal, como a estrada e o receptor como o ponto de chegada. Como se cada um fosse uma cidade. É só um exercício abstrato de imaginação que eu nem sei direito para onde vai, haja vista que vou desenvolvendo as analogias enquanto escrevo...
Então, voltamos: Cada pessoa é uma cidade e as estradas que chegam, cruzam, atravessam e navegam por dentro ou por fora da cidade é um canal de comunicação que aquela pessoa/cidade utiliza, caminhos por onde se passa para acessar um outro assunto dentro de uma linha de pensamento ou chegar até outra pessoa.
Podemos concordar que alguma cidades possuem mais rotundas que outras, dão volta e voltas aos mesmos assuntos e tendem a ter uma grande facilidade para voltar atrás nas ideias e opiniões. Ou pessoas com muitos becos sem saída: assuntos que ao serem tocados não levam a lugar nenhum. Vias rápidas que passam muitas ideias ao mesmo tempo, um caminho já conhecido e de acesso fácil.
(Em outro texto posso voltar a essa analogia indo mais profundamente ao ponto em que cada tema conhecido desse sujeito se transforme em um bairro e como bairros ficam conectados uns aos outros, como o "bairro" política pode ser muito próximo do"bairro" religião...)
Nesse contexto, o Marketing Digital é a construção de uma nova rede de 36métro.
Não pode ser visto pela superfície dos canal de comunicação comum, faz conexões com outros meios de transporte e cada publicidade tem um caminho de acesso próprio. É a descoberta de um novo meio de se movimentar, a invenção de novas formas de abordagem, um olhar novo para aquele sujeito/cidade. Afinal, será que ele saberia dessa vontade tão grande de visitar as Maldivas se não houvesse uma publicidade desse paraíso ao lado daquela rede social onde tantas vezes desabafam sobre uma vontade de "fugir" da rotina normal? E veja, com o preço e condições acessíveis! Ainda podes adquirir a viagem sem nem precisar sair de casa?
Incrível.
O Marketing sempre busca criar inovações para vender. No Marketing Digital temos a estrutura pronta, basta caminhar e usufruir dos parceiros que estão a disposição.
Se você, empresário, ainda não está a utilizar esse novo canal de distribuição, está perdendo tempo. É mais rápido, mais íntimo, mais fácil e acertivo do que qualquer outro canal que você utilize. É seu cliente é quem fornece as próprias direções, é só saber ler o mapa para desvendar os caminhos.
Nunca se esqueça: Você nasceu para fazer o que é fácil. O talento é fácil de repetir. É bom de fazer, é divertido de explorar e melhorar. ...